12 de abril de 2014

Os Profissa - Especial de Aniversário

Hello galerinha!

Post especial de aniversário de hoje  de nooovo O//

Resolvemos resgatar um quadro que é antiguinho por aqui, mas que nunca mais tivemos dele. Quem lembra de Os Profissa? haha




Entrevistamos a estudante Fabrícia Cavalcanti de Oliveira, que tem 20 anos e cursa o 5° período em Serviço Social. A faculdade de Serviço Social tem duração de 4 anos. Confesso, que antes de entrevistá-la acreditava saber o que este graduando estudava, onde esse profissional atuava e que era algo ligado a psicologia, mas me enganei totalmente. Muitas pessoas também tem esse mesmo pensamento sem nem ao menos parar pra conhecer, infelizmente. Vamos conhecer um pouco mais sobre essa tão bonita e tão pouco conhecida profissão?




1. O que te motivou a fazer esse curso?

No inicio me interessei por estar focada em uma área de humanas, porém no decorrer do curso percebe-se que é algo para além de humanas. É algo que faz enxergar a realidade e as desigualdades que a sociedade em que vivemos proporciona.

2. Quais as principais dificuldades encontradas até agora no curso?

Exige-se muito do discente. É uma carga de conteúdos extrema, onde apresenta diferentes teorias e métodos a qual deve-se saber para melhor ser usada no local em que se está atuando. 

3. O que faz um profissional da área de serviço social?

O profissional acima de tudo trabalha com garantia de direitos. O modo de produção capitalista, que é o que rege a sociedade atual, por si só ela é desigual e excludente, onde uns possuem os meios de produção e outros apenas a sua força de trabalho, se submetendo assim, a condições precárias. Os profissionais tentam garantir o direito e inserir essas pessoas em Políticas Sociais com intuito de promover um bem-estar.

4. Qual a primeira impressão que tivesse do curso?

Pensei que fosse um curso que ajudaria as pessoas, mas percebi que isso é filantropia e Serviço Social não trabalha nessa perspectiva. É uma profissão voltada para a garantia de direitos que todos possuem.

5. Quais os prós e contras do curso?

Tronar-se um ser que possa transformar a realidade de indivíduos, por si só já é uma grande satisfação. Mas por ser uma profissão que questiona a todo o tempo a sociedade capitalista e a abertura que o Estado dá para essa se desenvolver e permitir a exploração dos trabalhadores, ela não é divulgada ou valorizada. Tem-se um piso salarial baixo e uma mínima abertura para a graduação em um curso presencial.

6. Em quais áreas pode se especializar? E em qual você pretende?

O leque é bem amplo, onde existem profissionais que atuam na área da saúde, previdência e assistência. Pretendo me especializar na área da saúde, mais especificamente na área que engloba transtorno mental.

7. Como é o mercado de trabalho?

Ao lutar por uma sociedade sem classes, longe da desigualdade social, o Estado nos vê como inimigos. Isso faz com que a profissão não seja tão divulgada e tão implantada quanto as outras. O mercado de trabalho e extenso, mas o Estado não quer bons profissionais, quer profissionais que atendam suas necessidades. Isso dificulta a entrada de profissionais realmente capacitados para garantir direitos na sociedade que exclui e oprime.

8. Pesquisando um pouco, descobrimos que o assistente social pode criar sua própria ONG. Você pretende ter uma ONG? Quais seus planos para o futuro?

Não, eu não pretendo ter uma ONG. Não tenho nada contra quem cria, mas sabe-se que as ONGs, Igrejas, Voluntariados, etc., estão para desregulamentar a obrigação única e exclusiva do Estado. Como profissional quero cobrar os deveres e obrigações do Estado e não desresponsabilizá-lo .

9. Qual a diferença entre Ciências sociais e Serviço social?

As ciências sociais são um ramo do conhecimento científico que estuda os aspectos sociais do mundo. Já o Serviço Social é uma prestação de serviços em uma instituição publica, privada ou filantrópica, onde há uma implantação ou criação de políticas públicas. 

10. Como estudante, como você vê os profissionais atuantes na área atualmente? Qual sua opinião sobre a valorização desse profissional?

Os profissionais da área não são valorizados como deveriam e faz-se, as vezes, repercutir na formação de novos profissionais. 

11. O que você diria para quem pensa em cursar serviço social?

É um curso de fundamental importância para quem deseja trabalhar na área social. Um curso apaixonante, no qual exige-se uma dedicação extrema. Você começa a ver a realidade com outros olhos, onde as notícias não serão mais absorvidas como antes e haverá um questionamento constante da sociedade em que se vive. Constatando assim, que nada é por acaso, ou porque tinha que ser. Há sempre uma estratégia do Capital para distorcer a realidade.

O dia do assistente social é 15 de maio.

Agradeço a Fabrícia pela entrevista e espero que vocês tenham gostado de conhecer essa profissão, assim como eu.

Beijos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

E aí?