10 de abril de 2014

Destaque da Noite - Especial de Aniversário

E aee meus amigos e amigas o/



Como todos vocês podem perceber, nosso blog já é um senhor de 2 anos e estamos em clima de festa. E já que o tempo passa tão rápido, que tal conhecermos um pouco das origens do nosso calendário? Bora?


Nossos nomes de meses tem origem em Roma, como muito da nossa língua e cultura. O calendário atual tem suas origens no século VII a.C. Nessa época o tempo do ano era contado em 10 meses, dando um total de 304 dias, começando em março e terminando em dezembro, mas percebeu-se a falta dos 51 dias na contagem das estações, e o problema foi parcialmente resolvido pelo imperador Numa Pompílio, ainda no sétimo século a.C.


Porém, percebendo que ainda faltava precisão, Júlio César, tendo por base o calendário egípcio (Porque será?), instituiu o calendário de 365 dias. Seguem os meses e os significados de seus nomes:



Janeiro - Jano: O deus romano que deu origem ao nome do mês de janeiro possui duas faces, esse mês foi batizado com esse nome porque Jano é o deus das escolhas, dos inícios. A ele é atribuída também a criação da cunhagem de moedas, sendo considerado por muito tempo o patrono da cidade de Lazio, na Itália 








Fevereiro - Februus: O segundo mês recebeu o nome do deus etrusco da morte e da purificação, sendo adotado também pela cultura romana. O nome também tem associação com uma festividade romana dedicada a Februus chamada de februallia. Durante a festa eram oferecidos sacrifícios em honra a ele para apaziguar a sua ira.






Março - Marte: Marte é bem mais conhecido de todos. O detestável deus da guerra, que não era o mais popular entre os gregos ganhou importância entre os romanos que se consideravam descendentes dele. Acreditavam que o lendário fundador de Roma, Rômulo, era descendente direto do deus. Por isso, nos festejos desse mês, que a princípio era o primeiro do ano, os soldados rodeavam a cidade com escudos e espadas levantadas, bradando em nome de Marte.







Abril - Afrodite: Pois é, nosso blog nasceu no mês batizado pela deusa do amor! Também conhecida como Vênus ou Cípria, por se acreditar que ela tenha nascido no mar, próximo de Chipre. A protetora dos casais e amante de vários deuses e homens. Além da explicação na divindade, muitos defendem que o nome abril vêm de aperire, uma palavra latina associada ao período do ano em que as flores desabrocham no hemisfério norte.







Maio - Maya: O nome do quinto mês é uma homenagem à deusa da fecundidade e da primavera, mãe do deus Mercúrio, foi uma das primeiras amantes de Zeus, sendo Mercúrio filho dos dois. Era considerada uma das mais boas divindades, sendo costume de seus súditos sacrificar, no primeiro e no décimo quinto dia do ano, uma porca grávida em sua homenagem.













Junho - Juno: o sexto mês do nosso calendário é uma homenagem à deusa protetora das mulheres [fiéis] e do casamento, seu nome grego é Hera. Tinha muitas rivais porque Zeus não aquietava, sendo a principal delas a ninfa Calisto, que foi transformada por Juno em uma Ursa (oO). É a maior inimiga do famoso herói Hércules, filho de Zeus com Alcmena, uma mortal.








Julho - Júlio César: Bem, ele e o imperador Augusto foram considerados por muitos como deuses, por isso entraram na lista, esse mês a princípio se chamava Quintillis por ser o quinto do antigo calendário. César foi o grande conquistador da gália, soldado e líder valente, que emprestou seu nome a todos os outros que vieram após ele, sua morte trouxe a principal mudança do povo romano, que passou a ser um império depois de sua morte à punhaladas tão contada e recriada.









Agosto - Caio César Octavius Augustus: Também grande líder e amado pelo povo, foi filho adotivo de Júlio e tinha o mesmo espírito guerreiro e altivo de seu papi. Diferenciou-se dele no sentido de, mesmo centralizando os poderes de governo e tomada de decisões em sua pessoa, manter o modo de governar semelhante ao da época da República.







A criatividade não alcançou o resto dos meses. Setembro, outubro, novembro e dezembro, correspondem ao número sete (septem), oito (octem), nove (novem) e dez (decem), permaneceram com os nomes do primeiro calendário romano. Agora você, leitor e leitora, pode sair por aí se mostrando porque sabe da história do nosso calendário hahaa. Espero que tenham gostado.



Inté mais!!



fonte:
http://mundoestranho.abril.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

E aí?