11 de abril de 2014

F5 Saúde - Especial de Aniversário

   E tem mais post especial de aniversário!


   Olá Galera, chegou a hora de ficarmos bem informados com o F5 saúde e como no último f5 falei sobre uma doença masculina agora o foco é a saúde da mulher, vamos nos atualizar sobre o Câncer do Colo do Útero.
    Para iniciarmos vamos entender primeiro o que é câncer? Câncer é o nome dado a um conjunto de mais de 100 doenças que têm em comum o crescimento desordenado de células (maligno), que invadem tecidos e órgãos. Dividindo-se rapidamente, estas células tendem a ser muito agressivas e incontroláveis, determinando a formação de tumores malignos, que podem espalhar-se para outras regiões do corpo. Esse é o conceito que o INCA (Instituto Nacional de Câncer) dá sobre câncer, lá no site tem muitas outras informações sobre o assunto.

Como vimos o câncer é o crescimento desordenado de células e por que isso acontece? 

    Bem as causas do câncer são variadas, podendo ser externas quando se relacionam com o meio ambiente e aos hábitos e costumes socioculturais como é o caso do fumo e das bebidas alcoólicas. As causas internas são, na maioria das vezes, geneticamente pré-determinadas, estão ligadas à capacidade do organismo de se defender das agressões externas. Lembrando que há mais de 100 tipos de câncer, logo os fatores serão diferenciados para cada tipo.

Câncer de colo do útero

    Também chamado de cervical, demora muitos anos para se desenvolver. As alterações das células que podem desencadear o câncer são descobertas facilmente no exame preventivo (conhecido popularmente como Papanicolaou), por isso é importante a sua realização periódica. A principal alteração que pode levar a esse tipo de câncer é a infecção pelo papilomavírus humano, o HPV, com alguns subtipos de alto risco e relacionados a tumores malignos.

    É o terceiro tumor mais frequente na população feminina, atrás do câncer de mama e do colorretal, e a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil. Prova de que o país avançou na sua capacidade de realizar diagnóstico precoce é que na década de 1990, 70% dos casos diagnosticados eram da doença invasiva. Ou seja: o estágio mais agressivo da doença. Atualmente 44% dos casos são de lesão precursora do câncer, chamada in situ. Esse tipo de lesão é localizada. Mulheres diagnosticadas precocemente, se tratadas adequadamente, têm praticamente 100% de chance de cura.


Existe prevenção?
     
    Sim, a prevenção pode ser feita usando-se preservativos (camisinha) durante a relação sexual, para evitar o contágio pelo HPV. Deve-se evitar o tabagismo (diretamente relacionado à quantidade de cigarros fumados) e o uso prolongado de pílulas anticoncepcionais, hábitos também associados ao maior risco de desenvolvimento deste tipo de câncer. E também existe a vacina contra o HPV.


     Os sintomas demoram bastante a aparecer e são sangramento vaginal intermitente ou após a relação sexual, secreção vaginal anormal e dor abdominal associada a queixas urinárias ou intestinais nos casos mais avançados.

    Há alguns meses o Governo Federal lançou uma campanha de vacinação contra o HPV (Papilomavírus Humano) e isso foi um passo importante para prevenir o câncer de colo do útero, porém ainda há muito a ser feito. O INCA fez a estimativa da quantidade de novos casos de câncer de colo do útero para 2014 e o número é bem grande.
Estimativas de novos casos: 15.590 (2014 - INCA)


É isso pessoal, espero que esse post tenha sido esclarecedor pra vocês, assim como foi para mim.


Feliz 2 anos de blog.

http://www2.inca.gov.br/wps/wcm/connect/inca/portal/home
http://www1.inca.gov.br/vigilancia/

3 comentários:

  1. Adorei esse post... Muito importante abordar esse Tema.. Parabéns! Luh

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim sim, tema muito importante. Obrigada por comentar Luh, :**

      Excluir
    2. Obrigado Luh, o seu comentário me incentiva ainda mais a escrever sobre temas importantes como esse.

      Excluir

E aí?