28 de agosto de 2013

F5 Saúde - Língua Pilosa

Hello lindinhos!
O F5 Saúde de hoje também vai ser puxando a sardinha pro meu lado, rsrsrs, vamos falar sobre Língua Pilosa.
O que é? É uma condição inofensiva resultante da descamação alterada das papilas (filiformes) da língua, na qual clinicamente a língua parece estar "peluda", em uma coloração preto amarronzada.


Existem vários fatores etiológicos relacionados a esta condição, como por exemplo, má higiene bucal, perda dentária (a dieta liquido pastosa não permite a descamação normal da língua que é gerada pelo atrito dos alimentos sólidos durante a mastigação), hipossalivação (diminuição da produção de saliva), utilização frequente de antibióticos, antidepressivos e outros, uso intenso de tabaco, consumo exagerado de chá ou café e respiração oral. Esta condição é mais comum em indivíduos do sexo masculino, usuários de drogas e em HIV positivos.



A língua pilosa é frequentemente denominada de língua negra (língua villosa nigra), mas também pode assumir coloração castanha, branca, verde ou rosa, muitas vezes devido a fatores secundários, como bochechos com substâncias que contenham corantes em sua fórmula, consumo de balas e chicletes, etc.


É uma patologia benigna sendo normalmente assintomática (não apresenta sintomas), e quando presentes, os sintomas podem incluir náuseas, halitose (mau hálito), disgeusia (diminuição do paladar) e aparência pouco atrativa da língua.



O tratamento consiste em uma boa higiene bucal a utilização de uma escova de dentes ou de língua, que ajudariam na descamação das papilas. Aumentar a hidratação e salivação. Parar de fumar. Uso tópico de uréia a 40%. Se o agente causal for o uso de antibiótico, a condição pode se resolver naturalmente, após a suspensão da droga.


E, para mais informações, tratamentos e afins, PROCURE SEU DENTISTA!

É isso lindezas! Se ainda não viu o F5 Saúde - Gengivite, só clicar :D

Bjbj e Boa Noite!

Fontes:

3 comentários:

  1. Tenho a lingua pilosa branca como deve ser o uso da uréia ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! A intervenção através de fármacos raramente é requerida, e normalmente são indicados em casos mais severos. A melhor coisa a fazer, além da higiene oral adequada, é procurar o seu dentista para que ela possa analisar qual o melhor tratamento para você! Obrigada pelo comentário. Bj bj e Boa noite ;)

      Excluir
    2. Olá! A intervenção através de fármacos raramente é requerida, e normalmente são indicados em casos mais severos. A melhor coisa a fazer, além da higiene oral adequada, é procurar o seu dentista para que ela possa analisar qual o melhor tratamento para você! Obrigada pelo comentário. Bj bj e Boa noite ;)

      Excluir

E aí?