12 de abril de 2014

Arruma a mala aê - Especial de Aniversário I

E aee meu povoo o/




Pra continuar a comemoração a gente vai viajar pra um lugar sensacional e que todo mundo tem que conhecer. A Veneza Brasileira, terra bonita, cheia de história e aconchego. Bora pra Recife??




Nossa capital tem o melhor índice de desenvolvimento humano das capitais do nordeste, é a nona cidade em quantidade de arranha-céus das Américas, possui o maior parque tecnológico do Brasil e também o melhor complexo portuário de nosso país. Possui também o segundo maior polo médico do Brasil. A Universidade Federal de Pernambuco de Recife é considerada a melhor do Norte-Nordeste, hahá!

O nome da nossa multicultural  Recife vem da palavra arrecife, que designa uma barreira rochosa criada por corais, formando diversas piscinas naturais, o nome arrecife, por sua vez, vem de um termo árabe associado à ideia de "calçada". Uma verdadeira calçada no mar! Originalmente era habitada pelos índios da tribo tapuia, que posteriormente foram expulsos pelos índios tupis, que aqui se encontravam quando os portugueses chegaram.


O início de sua história é marcado pela pequena importância que recebia, pois Olinda, a princípio, era a mais importante, porém passou a ganhar destaque, sobretudo depois da invasão dos holandeses no litoral, deixando profundas marcas físicas e econômicas, a partir daí ganhou destaque, até se tornar a capital em 1827.




A história de Recife é marcada por lutas e revoluções, separei fotos que lembram as principais:








Insurreição Pernambucana - Se deu de 1645 à 1661, foi a luta que levou à expulsão dos holandeses dos territórios do litoral










Conjurção de Nosso Pai - Essa revolta se deu em 1666 e foi marcado pela luta em prol da reconstrução de Olinda e Recife, arrasadas pela guerra contra os holandeses, e pela retirada do governo da capitania das mãos do governador Mendonça Furtado.











Guerra dos Mascates - Se deu de 1710 à 1711 entre Olinda e Recife, que disputavam a liderança econômica na região. De um lado burgueses de Portugal ou mascates e do outro os senhores de engenho.










Revolução Pernambucana - Também conhecida como revolução dos padres, se deu em 1817 e foi marcada pela tentativa de separação de Pernambuco do governo colonial.







Confederação do Equador - Também um movimento de separação de Portugal que se deu em 1824 tendo vários dos líderes da Revolução Pernambucana como seus líderes, a exemplo de Frei Caneca.











Revolta Praieira - Foi o resultado da insatisfação gerada pela transição do primeiro ao segundo reinado que aconteceu entre 1848 e 1850.







Como dá pra perceber, a história do Brasil deve muito à história dessa cidade que é uma verdadeira "Roma de bravos guerreiros".



Por ter essa história tão rica, Recife é multicultural. Cultura que tem traços fortes das heranças indígenas, africanas e europeias; que se manifestam nas artes, na música, na literatura, no teatro e também no cinema. Possui um dos melhores carnavais, que bate num ritmo totalmente pernambucano, o frevo. Da mesma forma tem espaço pra crítica e força da música e arte do movimento manguebeat.



Uma capital cheia de lugares belos e importantes pontos turísticos. Aqui temos alguns:



Praia de Boa Viagem














Oficina de Cerâmica Francisco Brennand














Igreja do Santíssimo Sacramento













                                                                   Forte das Cinco Pontas                                                     













Recife Antigo











                                
                                                                       Embaixada dos bonecos gigantes












A comida típica do Recife é rica em cor, sabor e variedade. Confere à cidade o título de primeiro polo gastronômico no Norte e Nordeste. Vamos conhecer algumas:


Bolo de rolo e Pé de moleque















                                                                                               Arrumadinho de Charque













Bobó de Camarão













                                                                                   Pamonha, Canjica e Tapioca














É isso ai pessoal! Já podem arrumar as malas!

Inté!

Fontes:
http://www2.recife.pe.gov.br/
http://guia.melhoresdestinos.com.br/pontos-turisticos-do-recife-108-1081-p.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

E aí?