11 de abril de 2014

Curiosidades sobre Chaves - Especial de Aniversário

Hey fofuras,
para continuar na comemoração de aniversário do blog, trouxe pra você algumas curiosidades sobre a série que acompanhou a infância de muuuuita gente: Chaves! Bora lá?


Achei muuuuuuuuita coisa interessante, em especial no site ChavesWeb, mas reduzi para os que achei que mereciam mais atenção! Assim sendo, aí vai uma breve introdução e em seguida as curiosidades:


O grande sucesso de Chaves como quadro atraiu a atenção das grandes emissoras e, no ano de 1973, o programa passou a ser da Televisa. Com a mudança de emissora, o programa sofreu uma grande melhora na qualidade técnica. Neste período podemos notar mudanças no cenário, no figurino e melhorias técnicas.

O auge do programa foi em 1977, mesmo ano das filmagens do episódio de Acapulco. Esse foi também o último episódio gravado com o elenco completo, pois Carlos Villagrán, (kiko) aceitou uma proposta para gravar um programa solo na Venezuela. Meses depois, Ramón Valdez (Seu Madruga), seguiria os passos de seu amigo, abandonando o programa. Em 1979, o programa entrou em uma nova fase: Seu Madruga e kiko foram substituídos por novos personagens, como Dona Neves e Jaiminho, e Dona Florinda abriu um restaurante. (Nunca que eu soubesse que D. Neves e Jaiminho entraram como substituição)


Em 1981, Ramón Valdez volta para o seriado, devido ao fracasso do programa na Venezuela com o Kiko, porém abandona o programa definitivamente em 1983 devido ao diagnóstico de um câncer, que o levaria a morte no ano de 1988. No mesmo ano de 1983, o seriado Chaves seria cancelado para voltar no final da década de 1980, mas novamente como quadro humorístico e não mais como um programa. Os atores já estavam muito velhos e já não lembravam tanto os personagens. Assim, as gravações foram encerradas definitivamente em 1995 supostamente com o adoecimento e morte de Raúl ´´Chato´´ Padilla (Jaiminho).

1- A canção “Boa Noite Vizinhança”, tocada no episódio de Acapulco, dizem ser uma homenagem ao ator Carlos Villagrán, que estava deixando a série. Ela foi composta por Roberto Gómez Bolaños, intérprete de Chaves e criador do seriado. (Vídeo no fim do post).

2-Em 1974, Maria Antonieta de las Nieves, que interpretava Chiquinha, teve que se afastar do seriado, porque estava grávida. Na trama, foi inventada a desculpa que a personagem tinha ido morar com tias no interior.






3- No total a série teve 7 temporadas e 298 episódios, gravados de 1972 a 1978.

4- O primeiro episódio do seriado Chaves foi gravado em 1971 com o título "Ropavejero" ("O homem da roupa velha"). Chaves ainda era apenas um quadro dentro do programa "Chespirito", e foi gravado para ser exibido uma única vez, mas fez tanto sucesso que um ano depois virou um programa com horário próprio. (Vídeo lá no fim do post)


5- No episódio “Vamos ao Cinema”, Florinda diz que Kiko vai morar com uma madrinha rica. A história se tratava de uma desculpa para justificar a saída de Carlos Villagrán.




6- O endereço do sr. Barriga é a Rua Baleia, esquina com a rua Cachalote, na vila dos Elefantes. (Essa eu tô em dúvida se é verdade até agora, rsrsrs)

7- Edgar Vivar, Seu Barriga, é formado em medicina.







8- A Bruxa do 71 levou esse apelido pois a atriz, Angelines Fernandez, começou a trabalhar com Roberto Gómez Bolaños em 1971. Quando Chaves passou a ser uma série, colocaram 71 como número do apartamento para que o nome fizesse sentido.










9- O ator que interpretava Godinez (Horácio Gómez Bolaños - in memorian), era irmão de  Roberto Gómez Bolaños, o ator que interpretava Chaves.







10- Na década de 90, correu um forte boato na imprensa brasileira afirmando que os atores de Chaves teriam morrido em um acidente de avião. 







11- Em 1978, Florinda e Roberto Bolaños começaram a namorar, depois de uma viagem que fizeram ao Chile, e se casaram na Cidade do México no dia 19 de novembro de 2004, após mais de 25 anos de união não-oficial.





12- Antes de se casar com Bolaños, Florinda teve um romance com Carlos Villagrán, o Kiko. Dizem que, por conta disso, os dois se mantiveram afastados por mais de vinte anos.

13- Tangamandápio, a cidade tão falada por Jaiminho, de fato existe. O nome correto é Santiago Tangamandápio, localizada em Michocán, no México, com cerca de 22 mil habitantes. A cidade homenageou o personagem com uma estátua dele em uma praça.




14- Angelines, que interpretava dona Clotilde, faleceu em 1994, com câncer no pulmão. A atriz, que morreu por conta do fumo, era melhor amiga de María Antonieta de las Nieves, a Chiquinha.







15- Rubén Aguirre Fuentes, que interpretava o eterno pretendente de Florinda, o professor Girafales, está pesando cerca de 130 kg por conta de um medicamento tomado para curar um problema que tinha na perna há alguns anos.



16- A música que toca toda vez que dona Florinda e professor Girafales se encontram é ‘Tema de Tara’, trilha sonora original do filme ‘E o Vento Levou’.







17- O criador da série, Roberto Gomes Bolaños, tem o apelido de Chespirito, que quer dizer “pequeno Shakespeare”. 








18- O personagem Chaves tem oito anos, mas quando começou a interpretá-lo, Bolaños tinha 42, e o representou até os 63. 





19- O tema original de abertura da série, se chama “O Elefante Nunca Esquece”, e é uma versão da “Marcha Turca” de Beethoven.







20- O nome de Dona Neves, avó de Chiquinha, foi tirado do sobrenome da intérprete das duas, Maria Antonieta de las Nieves.





21- O nome completo de seu Barriga é Zenón Barriga y Pesado.






22- Já o nome completo de Nhonho é Febronio Barriga Gordorritúa.








23- Originalmente, Nhonho se chamaria Gordoño.







24- Kiko usa roupa de marinheiro em homenagem a seu pai, que era comandante da Marinha e foi engolido por uma baleia. (Ok, essa não é novidade né?)





25- Angelines Fernandez, a interprete de Dona Clotilde, foi considerada uma das mulheres mais belas do México em sua juventude.




26- Pópis, que era fanha, no original, deixa de ser, pois Roberto Bolaños, recebeu a reclamação de um pai, que dizia que o filho sofria na escola por causa da personagem, pois tinha o mesmo problema que ela.







27- Chaves foi exibido em 124 países.









28- Roberto Bolaños, apesar de não ser de grande conhecimento do público, é um grande compositor musical. Fez músicas para novelas e filmes mexicanos, e para suas próprias séries. Um dos grandes exemplos de seu talento nessa área, é a música Churi Churin Fun Flais, música cantada pelos sete anões em Chapolin.



29-Anna Lílian de la Macorra interpretou a personagem Paty, em apenas 27 episódios da série.






30- Há 30 episódios da série que foram perdidos para sempre.



31- No início da série, os personagens não tinham suas características clássicas. Seu Madruga não era pai da Chiquinha. Ele morava na casa da Dona Florinda e vendia balões. O sr. Barriga não era dono da vila, era apenas zelador e Dona Florinda não usava bóbis.


32- Quando Ramon Valdés (Seu Madruga) morreu, Angelines Fernandez (A bruxa do 71) foi a única que permaneceu durante horas de pé ao lado de seu caixão. Durante esse tempo, Angelines chorou o tempo todo repetindo as palavras "É melhor não dizer nada", recordando um dos bordões que utilizava no programa. Angelines e Ramon foram muito próximos e eram grandes amigos na vida real.






33- A rua da frente da vila mudou 3 vezes: já foi branca e só passavam pedestres; depois teve muros baixos, uma curva e carros; e por último perdeu a calçada. A única coisa que não mudou foi a misteriosa oficina "Taller"







34- Nos capítulos mais velhos, o chão da vila é o próprio chão do estúdio.






35- O pessoal da dublagem teve trabalho para dublar as aulas de história na escolinha do Prof. Girafales, pois mudaram a história do México para a do Brasil. Somente em um episódio eles colocam a história do México.



36- Seu Madruga aparece de camisa branca no episódio dos ioiôs, de camisa amarela no episódio dos espíritos zombeteiros e sem bigode no episódio dos frangos assados.









Aqui os vídeos da música "Boa Noite Vizinhança", do primeiro episódio de Chaves, e de algumas músicas que apareceram na série








E por fim, meu preferido:



Ficou gigante né? Mas tá valendo.. Espero que vocês tenham gostado de relembrar a infância!!!




Bjbj e Boa Noite ;D


Fontes:
http://www.arnolds.com.br/2014/03/mitos-e-curiosidades-sobre-o-seriado.html
http://www.viladochaves.com/curiosidades.htm
http://www.curingainfeliz.com/2013/07/30-curiosidades-sobre-chaves.html
http://vacanerd.com.br/tudo-sobre-chaves-parte-1-90-fatos-e-curiosidades/
http://www.caixapretta.com.br/2010/12/25-curiosidades-sobre-chaves/
http://ahduvido.com.br/25-curiosidades-sobre-o-chaves
http://www.chavesweb.com/curiosidades-do-chaves.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário

E aí?