14 de maio de 2014

F5 Saúde - Pielonefrite

     Gente linda o F5 saúde de hoje é sobre a Pielonefrite, vocês já ouviram falar dessa doença? Eu também nunca tinha ouvido falar até que ouvi uma pseudocelebridade, em um programa de fofocas, falar que teve pielonefrite durante a gravidez (que inspiração hein? rsrsrs) e fui logo pesquisar pra fazer este post e aqui está.
      A pielonefrite é a infecção bacteriana dos rins, podendo ser um ou ambos.  Como o rim é um órgão vital a doença é potencialmente grave, mas felizmente a maioria dos casos tem uma boa resposta ao tratamento.
      Como vimos a pielonefrite nada mais é do que uma infecção no rim, mas como isso acontece? A infecção pode ocorrer de duas maneiras. A mais comum é quando bactérias da bexiga, principalmente quando há infecção desta, alcançam os ureteres e depois chegam aos rins.


      A segunda maneira é bastante curiosa, pois as bactérias que estão provocando um infecção em outra parte do corpo são transportadas através do sangue e se alojam nos rins.
        Os sintomas que apresentam são:
  • Febre
  • Dor lombar
  • Náuseas
  • Vômito
  • Dor ao urinar

      O diagnóstico geralmente é feito apenas com os sintomas clínico, exames laboratoriais ajudam a confirmar o diagnóstico. O tratamento feito pelo nefrologista é a base de medicamentos, beber bastante água também ajuda. 
      Vocês lembram que a minha musa inspiradora para esse F5 apresentou pielonefrite na gravidez? Pois saibam que isso é bem comum pois durante a gravidez há um relaxamento do trato urinário o que facilita a entrada de bactérias na bexiga e consequentemente chegam aos rins. As grávidas acabam requerendo um maior cuidado pois o uso de alguns remédios podem ser prejudiciais ao bebê.

      Mais uma vez quero lembrar a todos os leitores que o F5 saúde tem a função apenas de informar e a consulta ao médico é insubstituível.
     Bom pessoal esse foi o F5 saúde de hoje, espero que tenham curtido e pra quem não viu o F5 saúde - Doença de Chagas é só clicar.

Fontes:
http://www.tuasaude.com/infeccao-renal/
http://www.mdsaude.com/2009/01/pielonefrite-infeccao-dos-rins.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

E aí?