20 de maio de 2014

Destaque da Noite #25

      Olá galera, acho que todo mundo sabe que as estrelas presentes na bandeira do Brasil representam cada um dos 26 estados e o Distrito Federal, certo? Partindo disso uma dúvida me surgiu, por que apenas uma estrela fica em cima da faixa branca? Fui pesquisar e descobri muitas outras informações curiosas sobre a bandeira.
      A bandeira brasileira atual foi implantada em 19 de novembro de 1889, dia que ficou conhecido como Dia da Bandeira, aí vem a minha primeira descoberta,o Brasil já teve 12 bandeiras antes desta, as 10 primeiras foram da época da colonização, então resolvi mostrar pra vocês apenas as bandeiras criadas após a independência , que são 3, vamos conhecê-las?
Bandeira Imperial

      A Bandeira Imperial do Brasil vigorou de 1822 a 1889. Criada por um decreto de 18 de setembro de 1822, logo após a independência do Brasil, esta bandeira era composta de um
retângulo verde e nele, inscrito, um losango ouro, ficando no centro deste o Escudo de Armas do Brasil. O autor desta bandeira foi o pintor Jean Baptiste Debret, com colaboração de José Bonifácio de Andrada e Silva. As estrelas representavam as províncias brasileiras.
Bandeira Provisória da República
     
      A Bandeira Provisória da República vigorou de 15 a 19 de novembro de 1889. Esta bandeira foi criada provisoriamente, como substituição à bandeira imperial, assim que foi proclamada a república, em 15 de novembro. A bandeira republicana, que copiava a norte-americana, teve uma vida curtíssima: apenas quatro dias. Foi hasteada na redação do jornal “A Cidade do Rio”, após a proclamação da República, e no navio “Alagoas”, que conduziu a família imperial ao exílio
      E finalmente a bandeira atual que todos nós conhecemos:


       A atual bandeira nacional foi projetada em 1889 por Raimundo Teixeira Mendes e Miguel Lemos, com desenho de Décio Vilares. No lugar da coroa imperial, eles colocaram a esfera azul-celeste e a frase “Ordem e Progresso”, escrita em verde, lema positivista do século XIX.
       Se alguém se interessar nas outras bandeiras que não estão no post esse site tem muita informação e imagens sobre elas:
http://www.historiadigital.org/curiosidades/12-bandeiras-historicas-brasileiras/
       Depois de conhecer as principais bandeiras que o Brasil já teve, vou responder a pergunta que fiz lá no começo. Primeiro pensei que fosse o Distrito Federal, mas não tem nada a ver, a estrela que fica acima da faixa branca de Ordem e Progresso representa o Pará, mas por que o Pará? Porque no ano de 1889 correspondia ao maior território acima do paralelo do Equador.
      As estrelas e as constelações representadas na nossa bandeira correspondem ao aspecto do céu na cidade do Rio de Janeiro às 8:30h do dia 15 de novembro de 1889; local e data da proclamação da república, porém as estrelas estão invertidas, como se fossem vistas do universo e não da Terra.
Quer descobrir qual estrela representa o seu estado? Confere aí:
Uma nomenclatura das estrelas, das mais utilizadas, segue a seguinte regra: Em cada constelação a estrela mais brilhante recebe o nome de Alfa; a segunda mais brilhante recebe o nome de Beta; a terceira mais brilhante de Gama; e assim por todo o alfabeto grego. Temos assim a Alfa, a Beta, a Gama, etc. do Cruzeiro do Sul; a Alfa, a Beta, a Gama, etc. de Escorpião; e assim por diante. 
A de Pernambuco é Mu do Escorpião, gostei da de Mato Grosso Sirius-Alfa do Cão Maior(isso me lembra Harry Potter :) )
Bom galera, espero que tenham gostado, pois eu adorei fazer esse post e se você ainda não viu o último Destaque da Noite, é só clicar. 

Fonte:
http://www.historiadigital.org/curiosidades/12-bandeiras-historicas-brasileiras/
http://www.observatorio.ufmg.br/pas12.htm
http://www.brasilescola.com/brasil/significado-das-estrelas.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

E aí?