6 de maio de 2014

F5 Saúde - Doença de Chagas

    Aê galera linda ando tão desapontado com a nossa pátria amada que resolvi buscar na história algo de bom feito no Brasil para levar pra vocês e eis que nas minhas pesquisas me deparo com Carlos Chagas, cientista brasileiro que deu nome a doença de Chagas pelo grande mérito de tê-la descoberto, apesar de querer falar muito mais sobre esse grande brasileiro vou focar apenas na Doença de Chagas que é o tema do F5 – Saúde de hoje (mas que fique bem registrado que Carlos Chagas foi um dos maiores cientistas brasileiros).

    Vamos lá, a Doença de Chagas é transmitida pelo parasita Trypanosoma cruzi (Carlos Chagas deu esse nome em homenagem ao também cientista Oswaldo Cruz) através da picada de um inseto conhecido no interior do Brasil por Barbeiro ou Chupão, transmissão da gestante contaminada para o bebê ou através de transfusão de sangue. Vocês conhecem os sintomas dela? Pois bem, a doença possui dois estágios: agudo e crônico, que apresentam diferentes sintomas, na fase aguda os sintomas são:
  • Febre;
  • Mal-estar;
  • Inchaço de um olho;
  • Inchaço e vermelhidão no local da picada do inseto.

    Passada a fase aguda, a doença pode entrar em remissão (fase em que não apresenta sintomas) e tempos depois outros sintomas aparecem, como:
  • Problemas digestivos;
  • Dor no abdome;
  • Dificuldades para engolir;
  • Batimentos cardíacos descompassados (arritmias);
  • Perda da capacidade de bombeamento do coração.


    O diagnóstico deve ser feito por um médico, caso exista suspeita da doença a informação de que o indivíduo esteve em áreas endêmicas pode ajudar no diagnóstico. O tratamento é a base de medicamentos para eliminação do parasita na fase aguda e controle de sintomas na fase crônica. Quanto à prevenção é basicamente a eliminação do barbeiro, que habita principalmente casas de taipa e palha, principalmente em zonas rurais.

     É isso galera, espero que vocês tenham gostado de se atualizar sobre a Doença de Chagas e que assim como eu tenham sentindo um pouquinho (mais) de orgulho de ser brasileiro. Espero que vocês se inspirem em Carlos Chagas e em tantos outros brasileiros que fizeram a nossa história. E lembrando que quem não viu o F5 Saúde – Doença de Parkinson, é só clicar.

Fontes:
http://www.brasilescola.com/doencas/doenca-chagas.htm
http://www.minhavida.com.br/saude/temas/doenca-de-chagas
http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?151

Nenhum comentário:

Postar um comentário

E aí?