26 de março de 2013

CHOCOLATEEEE!!!

Oiiiiiii galeros, quase que eu não volto né?? Malz, mas como eu já disse na fanpage, tá tudo mega corrido.. Porém, aqui estou, e trazendo um post recheado de fotos que vão te fazer babar!!! Sabe que dia é hoje? DIA MUNDIAL DO CHOCOLATE!!!



Segundo a Revista Galileu, o chocolate nasceu como a bebida preferida dos deuses maias. Virou moeda para os astecas e se tornou barra no século 19, na Europa. Alimentou o exército americano na Segunda Guerra e a ciência descobriu suas capacidades antidepressivas. Nos últimos 3.500 anos, o alimento feito à base de cacau já passou por quase todo tipo de forma, cor e sabor – bombom, oval, branco, amargo. É tanta polivalência que até uma versão inalável surgiu em 2009.

Ainda retirando da Revista Galileu, a cronologia mais detalhada é a seguinte:
Entre 1.500 a.C e 200 d.C.
Por meio de análises de DNA, cientistas apontam o norte da América do Sul como o berço do cacau. Viajantes das rotas comerciais carregam as sementes para a América Central.

250-900 d.C.
No México, os maias utilizam cacau como oferenda aos deuses. A semente começa a ser processada. Depois de fermentada, secada, tostada e moída, é obtida uma pasta, que é misturada a água, pimenta e farinha de milho. Surge a primeira forma do chocolate. 

1513 (Curioso)
O cacau já funcionava como moeda entre maias e astecas e, com o domínio dos espanhois, a partir de 1502, o uso continua. O espanhol Fernando de Oviedo y Valdez comprou um escravo por cem sementes de cacau. Dez sementes pagavam uma prostituta e quatro davam direito a um coelho no jantar.  

1600-1799 
O chocolate quente vira sensação na Europa. A rainha Anna, da Áustria, vira “chocólatra”. À base do trabalho braçal de escravos africanos, a Espanha e Portugal se tornam principais fornecedores. 

1828
O holandês Conrad Van Houten inventa uma máquina que extrai a manteiga do cacau. A parte restante é transformada em pó. A produção da bebida é industrializada. Surge o chocolate sólido, feito de manteiga, pó e massa de cacau. 

1847
A primeira barra comercializada em escala foi produzida pela companhia inglesa J. S. Fry & Sons, localizada em Bristol. Tinha sabor amargo e bruto. Anos depois, a empresa começa a vender a Fry’s Chocolate Cream Bar. Em 1873, inventa o ovo de Páscoa. 

1891
Surge a primeira fábrica de chocolates do Brasil, a Neugebauer, fundada por imigrantes alemães no Rio Grande do Sul. 

1913
Publicada pela Walter Baker & Company a primeira receita de “tabletes de baunilha”, um doce feito com manteiga de cacau, açúcar, leite e baunilha, depois batizada de “chocolate branco” (que de chocolate só tem o nome: a fórmula não leva cacau, apenas a gordura tirada da semente). 

1938
Nasce o Diamante Negro (UHUUUUUUUU \O/). É batizado em homenagem ao artilheiro da Copa da França, o brasileiro Leônidas da Silva. Lançado o bombom Sonho de Valsa e, quatro anos depois, o Bis. 

1937
O poder energético e antidepressivo do chocolate é reconhecido pelo exército americano e começa a fazer parte da “ração D”, levada para a guerra pelos soldados. 

1964 
O escritor britânico Roald Dahl cria o menino Charlie e os pequenos Oompa-Loompas com o livro A Fantástica Fábrica de Chocolate. A obra é levada às telas em 1971 por Mel Stuart, estrelada por Gene Wilder. Tim Burton apresentou a sua versão, com Johnny Depp como o doceiro Willie Wonka, em 2005. 

1970
Começa a fabricação brasileira de chocolate diet, para pessoas com diabetes. O sabor era muito ruim e só melhora a partir da década seguinte, com a combinação de novas substâncias para adoçar o cacau. 

1985
Chantal Fravre-Bismuth, toxicóloga do Hospital Fernand Vidal, em Paris, investigou as causas da chamada "chocolatemania". Ela estudou como os compostos químicos do produto que afetam o corpo humano. Segundo ela, a dopamina, a fenietilamina e 17 receptores de anfetaminas são responsáveis pelo desejo de comer chocolate (24h se possível hehehe :P).

1997
O artista brasileiro Vik Muniz, radicado em Nova York, lança quadros desenhados com chocolate derretido (desperdício --'). 

2005
Pesquisadores da Universidade Di L' Aquila, na Itália, comprovam que o consumo de chocolate meio-amargo, com alto teor de flavonóides, tem o poder de reduzir a pressão sanguínea em pessoas com hipertensão.

2009
Surge Le Whif, um tipo de chocolate inalável, que vem em uma embalagem parecida com uma carteira de cigarros. Vem em quatro sabores, livres de calorias.

Pesquisei muito, mas infelizmente não achei o motivo de ser essa data (26.03) a escolhida. Mas dá pra desconfiar né? Golpe de marketing ué, páscoa bem pertinho eles se aproveitam.. Convenhamos que a data nem significa tanta coisa assim, já que todo dia é dia de chocolate né hehehe (pode chamar de gorda, nem ligo u.u).  













Clicando aqui vocês encontram algumas receitas, para fazer sempre que der aquela vontade desse doce dos deuses (literalmente hehehe).
Já imaginou o que seria de nossas vidas sem chocolate? Eu não consigo imaginar, sério mesmo, não dá..
E eu como uma chocólatra digna do título, já fiz hoje minha receitinha envolvendo chocolate!! Corra pra fazer logo que eu sei que depois dessas fotos, vontade não falta!!

É isso meu povo,
Beijos e Boa Noite ;)

Fontes:
http://revistagalileu.globo.com/Revista/Common/0,,EMI130808-17770,00-BREVE+HISTORIA+DO+CHOCOLATE.html
http://pecadodagula.blogspot.com.br/2012/03/bc-dia-mundial-do-chocolate.html
http://tvg.globo.com/programas/mais-voce/mais-voce-receitas/platb/tag/dia-mundial-do-chocolate
http://google.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

E aí?