6 de novembro de 2012

Os profissa #4

Pessoas lindjas, atrasamos no post de novo, mas dessa vez tivemos "motivo", as perguntas e tudo que  a gente tinha organizado estavam no meu pc (Maíra), só que ele resolveu não ligar mais...O que nos levou a fazer tudo novamente..Mas enfim, vamos ao que interessa:

Conversamos com Joseleine A. B. de Andrade Moreira, Formada em Farmácia na UFPE em 1986, com especialização em Bioquímica. Responsável técnica por duas farmácias e exerce análise clínica no hospital regional de Arcoverde.


Como você optou por este curso?
Sempre tive desejo de cursar área de saúde, especificamente a bioquímica que, para chegar a esse curso, teria que passar pelo de farmácia.

Antes de começá-lo, quais eram as suas expectativas? foram realizadas?
Satisfação profissional. Sim.

O que o farmacêutico faz? e o bioquímico?
O farmacêutico regula e fiscaliza a venda de drogas medicinais, produz fórmulas medicamentosas, cosméticos, entre outros. E o bioquímico, realiza exames laboratoriais, ou seja, análises clínicas.

Em quais áreas o farmacêutico pode atuar?
Manipulação, indústria, perícia, pesquisa, forças armadas, vigilância sanitária, saúde pública, etc.

Entre tantas opções de especialização, porque a bioquímica?
Pela identificação com as atividades da profissão, entre elas, a contribuição com a detecção e orientação no tratamento de patologias clínicas.

Quais os riscos que enfrenta em sua profissão?
Os riscos de contaminação são bem elevados, já que trabalhamos com materiais colhidos de pessoas com condições de saúde desconhecida, que podem estar contaminados.

A auto-medicação já é algo comum entre os brasileiros. O que você pensa sobre isso?
Apesar de considerada comum, essa prática esta sendo muito fiscalizada pelos órgãos responsáveis e, pensamos que apenas os menos esclarecidos que muitas vezes não têm acesso a médicos, fazem uso de tal prática.

Qual a sua opinião sobre os remédios genéricos?
Como conhecedora dos processos de fabricação, entendemos serem estes de fundamental importância, uma vez que, têm a mesma composição química e são bem mais baratos.

Como é o mercado de trabalho para o farmacêutico?
Para ser sincera, é meio conturbado. A permissão para atuação como responsável técnico é concedida para apenas uma empresa que, na grande maioria das vezes, não paga o salário determinado pela legislação vigente, o que provoca em muitos casos a ausência do profissional nas farmácias e drogarias.

Como é feita a distribuição de remédios pelo SUS?
Existe uma relação de medicamentos que são distribuídos normalmente através de requisição médica, há, no entanto, alguns medicamentos que não são disponibilizados rotineiramente e só são distribuídos após o estabelecimento de datas especiais, sempre com a apresentação da requisição.

Do seu ponto de vista, qual a importância do farmacêutico para a população?
É o profissional graduado em farmácia, que garante a qualidade, a validade e a especificidade do medicamento que será disponibilizado nas farmácias e drogarias, bem como a garantia de que tais medicamentos tenham verdadeiramente sido prescritos por médicos.

Qual a diferença entre biomedicina e bioquímica?
Não são poucas nem simples. Primeiramente o bioquímico só recebe o certificado, digo, só se é permitido o ingresso no curso de bioquímica, ao acadêmico que concluir o curso de farmácia, portanto, só se é bioquímico se for farmacêutico. Ainda, ao biomédico não é permitido ser responsável técnico por farmácias e como o bioquímico é também um farmacêutico, tem autoridade para elaborar fórmulas, produzir medicamentos, cosméticos, etc.

Como você se atualiza profissionalmente?
Através de livros, consultas na internet e, vez ou outra, participo de congressos.

Qual a mensagem que você deixa para quem quer seguir esta profissão?
Eu acredito ser uma profissão com campo de trabalho ainda amplo (dependendo da área escolhida). O lado financeiro, é mais voltado para a indústria e farmácia de manipulação. Confesso que se fosse me especializar hoje, por mais que tenha uma enorme afinidade e um prazer indescritível na bioquímica, talvez escolhesse a indústria (focada na área de cosméticos, pois estética é algo muito visado hoje). No geral, como todas as outras profissões, há as falhas e carências, mas para quem gosta, busca conhecimentos, se dedica, esses déficits são rapidamente preenchidos pela realização pessoal.


Agradecemos muitíssimo a colaboração de Dra. Joseleine e a paciência em responder tudo 2 vezes (viva o pc de Maíra --'), e aproveitamos para lembrar que o dia do farmacêutico é comemorado dia 20 de janeiro.

É isso pessoal, esperamos que vocês tenham curtido, e fiquem de olho que essa semana tem quadro novo na área.
Beijoos e Boa Noite ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

E aí?