19 de outubro de 2012

Os profissa #3

Pessoaaal,como foi dito ontem, fizemos um post extra para homenagear um profissional super importante, e que é responsável pela formação de todos os outros profissionais, o professor.

Conversamos com professor de geografia Marcelo Walter Moreira Junior, que tem 49 Anos, trabalha no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Pernambuco, é especialista, Mestrando em Educação.

Como é o dia a dia de um professor?
Sacrificado, corrido. Trabalho na escola, trabalho em casa, nas horas de descanso e de lazer, etc., sem o devido reconhecimento moral, ético e financeiro.

É necessário o professor sempre se aperfeiçoar. Como é feito esse aperfeiçoamento?
O planeta sempre esteve e sempre estará em constante movimentação provocando mudanças incessantes em todos os reinos, animal, vegetal e humano e, justamente por isto, alguém tem que acompanhar tais mudanças e divulgá-las e explicá-las ao mundo. Essa tarefa, cabe justamente ao profissional que mais se empenha na formação de cidadãos atualizados e antenados com os mais variados acontecimentos.

Como é o mercado de trabalho para o professor da educação básica?
Em um país subdesenvolvido em relação ao social como o nosso, a defasagem de profissionais qualificados é muito grande, uma vez que, ainda encontramos no pleno exercício da função pessoas mal formadas e/ou preparadas para trabalhar com mentes que estão em construção. Como o ensino fundamental um e dois são de responsabilidade dos governos municipais, os cargos de professores, geralmente, são ocupados por apadrinhados políticos que na maioria das vezes não possuem nenhuma formação para tal.

Sabemos que o professor não é valorizado no nosso país. O que você tem a dizer sobre isso?
Que a culpa é do próprio professor. Porque? Outras categorias profissionais se fazem valorizar, respeitar, etc., são unidas e com isso, conseguem respeito e reconhecimento financeiro dentre outros reconhecimentos que a sociedade deve aos formadores de opinião, de cidadãos, de pessoas que vão crescer e quem sabe até, governar outras pessoas. O professor precisa de atualizações profissionais e para isso precisam de tempo e dinheiro, o que de verdade não lhes é oferecido formando uma bola de neve onde os bons professores saem para exercer outras funções evidenciando a chamada "fuga" de mão-de-obra qualificada.

Quais as principais características da profissão?
Conhecimento interdisciplinar; Boa formação profissional; Dedicação; Um pouco de pai, um pouco de professor; Paciência.

Quais são as principais mudanças que o uso das tecnologias trouxe para a docência?
Na verdade qualquer mudança é útil a partir do momento em que todos fazem uso dela, no entanto, o que vemos é que na grande maioria dos casos, essa tecnologia, esses avanços tecnológicos não são distribuídos homogeneamente na nossa sociedade, ainda estamos muito longe de democratizarmos os avanços tecnológicos brasileiros.

Qual a sua opinião sobre o sistema de cotas?
Veementemente contra. Acho que não resolveremos as desigualdades sociais privilegiando essa ou aquela raça. Devemos sim dar condições de igualdade para o crescimento social a todos os cidadãos independentemente de crédulo, cor ou casta.

O que falta na formação dos professores brasileiros?
Faculdades sérias, isenção política na contratação de alguns profissionais, uma rígida seleção escolhendo apenas aqueles que realmente tem tendência e vocação nata para a profissão.

Há quanto tempo exerce a profissão?
Aproximadamente 15 anos

O que lhe motivou a seguir esta carreira?
Mesmo não tendo todos os méritos que lhe são devidos, ela nos dá prazer, é muito bom e gratificante saber que você está contribuindo, mesmo aos trancos e barrancos, para a formação de gente, de pessoas.

O que mais lhe satisfaz na vida profissional?
Sempre o resultado. A obra final lapidada por você, o agradecimento de pessoas que dão a você o reconhecimento que os órgão públicos, responsáveis em sua maioria das vezes, por fazê-lo, não o fazem.

Cite algum momento que marcou a sua carreira?
O privilégio de ter meus filhos como meus alunos, e depois coisas como aprovações em concursos públicos.

Qual a mensagem que deixa para quem quer seguir o ramo da licenciatura?
Nenhuma, não gostaria de ser responsável pela inserção de um(a) chefe de família numa profissão que não valoriza seus executores, ou, então, comece sabendo que os caminhos não serão nada fáceis.



O dia do professor é comemorado dia 15 de outubro, e por isso fizemos esse extra pra vocês. Esperamos que tenham gostado, e em breve voltaremos com mais um "Os profissa". 

Beijooos e boa noite ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

E aí?