18 de outubro de 2012

Os Profissa #2



Pessoal, estamos de volta com mais uma profissão, em homenagem ao dia do comerciante esta semana conversamos com Angela Maria , que tem 49 anos e possui uma loja num Centro Comercial Regional.









Há quanto tempo a senhora exerce a profissão?
Fui vendedora de outras lojas durante 1 ano e 6 meses e há 28 anos tenho minha própria loja.

Tem alguém da família no ramo?
Tenho uma irmã que também é comerciante, porém ela vende outro tipo de mercadoria.

O que mais lhe agrada em sua profissão?
Eu gosto muito de viajar para fazer compras,apesar de ser bastante cansativo.

Quais os produtos vendidos no seu estabelecimento?
Vendo artigos para recém-nascidos,roupas infantis e juvenis,bolsas femininas e de viagem, peças íntimas, entre outros.

Como é feita a reposição dos produtos?
Viajo mensalmente para repor a mercadoria e comprar novos produtos.

Qual a época de mais movimento?
Os artigos para recém-nascidos vende todo tempo, pois sempre tem grávidas. Já os outros produtos geralmente há mais vendas nos meses de Dezembro,Janeiro,Junho e Julho.

Quais o critérios necessários para abrir uma loja?
Capital de giro, ponto comercial e saber com que tipo de mercadoria você se identifica para ter mais facilidade de vender.

Como você lida com a concorrência?
Sempre procuro investir em coisas diferentes e que os concorrentes não tenham. Caso, eles também vendam, faço o possível para vender mais em conta.

O que lhe levou a abrir uma loja?
Minha mãe tinha um comércio e eu a ajudava. Depois que ela faleceu, fiquei cuidando da loja e a tenho até hoje. No lugar de trabalhar em lojas de outros, preferi trabalhar em prol do meu crescimento profissional. 

Há quanto tempo a loja está em funcionamento?
Neste estabelecimento estou há 10 anos, mas já estive em outros que passei 18 anos.

Antes de abrir seu negócio, quais outras experiências profissionais obtidas?
Vendi outros tipos de produtos com minha mãe e trabalhei de ajudante em outros bancos na feira livre. Também trabalhei, em malharia, loja de roupas e sapatos e como monitora infantil numa creche.

Durante este tempo de comércio algum momento a marcou?
Quando fui demitida pela primeira e segunda vez e nos momentos de crise no comércio.

Qual a mensagem que você deixa para quem deseja seguir esta carreira?
Seja perseverante,confiante,otimista.Vá passando por cada obstáculo,aprendendo e aos poucos o sucesso será alcançado. Sabendo que há muito trabalho pela frente, mantenha o pé no chão.

Agradecemos imensamente a D. Angela por ter conversado com a gente!
Atrasamos no post que era pra ter sido ontem, mas em compensação, amanhã a gente vem com um extra, mais uma profissão em homenagem ao dia de um profissional com grande importância,pois é quem proporciona o surgimento de todos os outros.
Esperamos que vocês tenham curtido, e amanhã tem mais!

Beijos e Boa Noite! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

E aí?