19 de janeiro de 2015

Destaque da Noite #28


E aeee o/


Vamos a mais um destaque da noite nesse vapor de começo de ano? Eu tenho certeza que você, leitor ou leitora com certeza já ouviu falar deles. Aparecem nas novelas, seriados, filmes, se reúnem em muitas cidades e ajudam muitas pessoas. Hoje vamos conhecer melhor a origem e os ideais de A.A, os Alcoólicos Anônimos.





A.A teve início em 1935 na cidade de Akron - Ohio com o encontro de Bill W., um corretor da bolsa de valores, e o dr. Bob S. Ambos eram alcoólicos e sabiam muito bem como era o problema. Além de serem alcoólicos, os dois tiveram contato com uma sociedade chamada Grupo Oxford, que buscava livrar pessoas do alcoolismo usando principios espirituais e morais.

Dr. Bob viu em Bill uma pessoa que conseguiu superar o alcoolismo, usando apenas preceitos morais universais, que tentava ajudar outros a encontrar o caminho. Dr Bob, mesmo também tendo feito parte do Grupo Oxford ainda não tinha se libertado do problema, porém ambos sabiam que a vida de Bill era uma prova de que é possível superar o alcoolismo com tratamento moral e espiritual. Bill insistia na teoria de que o alcoolismo é uma doença, algo que não havia passado pela cabeça do dr. Bob, que algum tempo depois alcançou a sobriedade.

Dr. Bob S.
Bill Wilson

A partir daí os dois se dedicaram à recuperação de alcoólicos internados no Hospital Municipal de Akron. Após quatro anos de árduo trabalho, a irmandade contava com 3 grupos, que juntos possuiam 100 alcoólicos reabilitados! No mesmo ano em que foi alcançado esse número, Bill lançou o primeiro livro da temática de A.A, de nome Alcoólicos anônimos, que traçava as linhas gerais do funcionamento da irmandade e das experiências vividas até aquele momento. Além disso, foram publicadas matérias em jornais e revistas influentes sobre o feito da irmandade, que no alvorecer dos anos 40 já contava com 2.000 membros.

Á medida que a instituição ia crescendo ia também se doutrinando. Os estudos realizados pelos fundadores da Irmandade foram compilados nos 12 passos criados por Bill e nas 12 tradições idealizadas por Bob. A primeira convenção internacional foi realizada em 1950, ano em que Bob faleceu. A.A passou a ter crescimento em proporções globais. No ano de 1971, após o aniversário de 35 anos da Irmandade, Bill faleceu. Suas últimas palavras em sua fala no congresso de aniversário foram: "Deus os bendiga, a vocês e a Alcoólicos Anônimos, para sempre.". Hoje a irmadade tem 97.000 mil grupos que atendem e ajudam alcoólicos de 150 países! O fundamento da recuperação de um alcoólico se encontra nos 12 passos:

1. Admitimos que éramos impotentes perante o álcool - que tínhamos perdido o domínio sobre nossas vidas.
2. Viemos a acreditar que um Poder Superior a nós mesmos poderia devolver-nos à sanidade.
3. Decidimos entregar nossa vontade e nossa vida aos cuidados de Deus, na forma em que O concebíamos.
4. Fizemos minucioso e destemido inventário moral de nós mesmos.
5. Admitimos perante Deus, perante nós mesmos e perante outro ser humano, a natureza exata de nossas falhas.
6. Prontificamo-nos inteiramente a deixar que Deus removesse todos esses defeitos de caráter.
7. Humildemente rogamos a Ele que nos livrasse de nossas imperfeições.
8. Fizemos uma relação de todas as pessoas a quem tínhamos prejudicado e nos dispusemos a reparar os danos a elas causados.
9. Fizemos reparações diretas dos danos causados a tais pessoas, sempre que possível, salvo quando fazê-las significasse prejudicá-las ou a outrem.
10. Continuamos fazendo o inventário pessoal e quando estávamos errados, nós o admitíamos prontamente.
11. Procuramos, através da prece e da meditação, melhorar nosso contato consciente com Deus, na forma em que O concebíamos, rogando apenas o conhecimento de Sua vontade em relação a nós, e forças para realizar essa vontade.
12. Tendo experimentado um despertar espiritual, graças a estes Passos, procuramos transmitir esta mensagem aos alcoólicos e praticar estes princípios em todas as nossas atividades


É isso minha gente. A história de formação e desenvolvimento de A.A é muito bonita. Trouxe só uma geral mas vale a pena aprofundar na literatura desse grupo tão importante. No último destaque da noite falamos sobre tipos de inteligência. Não viu? Então clica aqui!


Boa Noite!!




Fonte

http://www.aasobriedade.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário

E aí?