23 de agosto de 2012

Mundo que eu vivo x Mundo que eu vi

Galeros, depois de tantos dias sem post's eu resolvi falar sobre algo que eu presenciei hoje. Minha turma foi acompanhar a visita de uma ACS (agente comunitária de saúde) em casas de um bairro pobre da cidade. A gente sempre  tem -ou pensa que tem- uma noção sobre o que é uma comunidade carente, mas é só você ir lá pra ver como é tudo diferente, muito pior do que o que você pensava. A gente ia entrando nas casas e vendo as péssimas condições de moradia em que aquelas pessoas vivem. Bebês com moscas ao redor (detalhe que moscas vindas do lixão), casas sem nenhuma estrutura...Nas ruas as crianças passavam correndo descalças no sol quente, pisando em todo tipo de lixo, sujeitas a todo tipo de doença, cachorros -desnutridos, por sinal- espalhados aos montes, porcos e mais porcos passando junto das pessoas...Uma situação de dar dó, em que eu me senti impotente. Ao ser questionada sobre a saúde uma "moradora" disse algo do tipo "o que tá por dentro a gente não vê, então morre sem sentir"...Ah se eu pudesse mudar a cabeça dela =/. Confesso que há anos não ia neste bairro, e pude observar mudanças, tais como: algumas ruas terem sido calçadas, o lixão "agora" (não sei há quanto tempo) tem um muro - não impede muita coisa, mas já é  melhor do que totalmente exposto, casas construídas com condições menos ruim para se viver... É ter fé que vai melhorar.. Ah, se a população se tornar um pouco mais consciente, votar em quem se comprometa a cuidar do povo carente, e COBRAR do candidato que for eleito, ainda dá pra ter esperança! Vamos acordar e começar a pensar no outro né?

É isso pessoas. Bjinhos, boa noite e até breve (assim espero)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

E aí?